CIDADES
Acolhimento e reabilitação: em visitas,…

O trabalho conjunto entre o município e as instituições de acolhimento e reabilitação para pessoas em situação de dependência de álcool e de outras drogas tem contribuído para a transformação social, a saída da situação de vulnerabilidade, e o retorno ao convívio familiar e comunitário de centenas de indivíduos.
Durante esta semana, a secretária de Assistência Social, Sineia Abreu, visitou e acompanhou o dia a dia do Centro de Apoio e Reabilitação de Toxicômano e Alcoolistas de Sinop [CARTAS] e do Centro de restauração de vidas Ebenezer [FUNVIDA]. “Foram visitas muito importantes, porque vivenciamos a realidade daqueles que estão acolhidos e em processo de reabilitação. Foi gratificante verificar as respostas dadas aos encaminhamentos que nós fazemos através do CREAS, da equipe de abordagem social. Nosso desejo é que essas pessoas retornem à sociedade e ao convívio familiar totalmente recuperadas, prontas para recomeçar de forma digna e livres de qualquer dependência”, considerou a secretária.
O CARTAS e o Ebenezer são algumas das instituições regularizadas e inscritas nos conselhos municipais de Saúde e de Assistência Social de Sinop, que recebem recursos do município, por meio de termos de fomento. O objetivo é contribuir para o pleno funcionamento e para a prestação dos serviços aos indivíduos em situação de dependência, que precisam de atendimento especializado desses centros.
Cada uma dessas instituições possui uma metodologia própria de trabalho para contribuir com a reabilitação. “Durante as visitas nós verificamos as condições de cada unidade, a qualidade do atendimento e da estrutura, percebemos que tudo é feito com muito zelo, há atividades com horta, criação de animais, atendimento psicológico e de educadores que ajudam no desenvolvimento humano. Fazemos o compromisso de continuar esse trabalho conjunto, de estar sempre no apoio, e de acompanhar as pessoas que são atendidas pelas instituições, ofertando os serviços do município”, completou Sineia.
A Assistência Social presta um atendimento especializado inicial aos indivíduos que procuram por acolhimento e reabilitação. “Sinop possui uma instituição de alta complexidade de acolhimento, mas na modalidade Casa de Passagem, que não oferta reabilitação, mas moradia temporária para a população em situação de trânsito e rua e encaminhamento para a rede de serviços municipais. É através do CREAS que os indivíduos com dependência de álcool ou outras drogas são encaminhados para as instituições de reabilitação”, destacou a coordenadora da Proteção Social Especial, reforçou Marilene Pereira.
-
ESPORTES3 dias ago
“Morre César, o eterno Diabo Loiro do Operário: ídolo deixa legado inesquecível no futebol mato-grossense”
-
POLÍCIA4 dias ago
GCCO mira grupo que planejou e executou fuga de penitenciária; ex-diretor e policiais penais são alvos
-
SAÚDE4 dias ago
Anvisa aprova vacina contra chikungunya do Butantan e Valneva
-
ECONOMIA4 dias ago
Endividamento em Mato Grosso é maior que a média nacional; banco lidera
-
AGRICULTURA3 dias ago
Preços da soja hoje: confira as cotações em Chicago e no Brasil
-
JUDICIARIO7 dias ago
Justiça decreta prisão preventiva de procurador que confessou ter matado morador de rua em Cuiabá
-
CIDADES6 dias ago
Bloqueio na Avenida do CPA começa neste sábado com previsão de 20 dias
-
CIDADES3 dias ago
CIES e Anhanguera promovem simpósio sobre o tabagismo e outra…