CIDADES
Educação que transforma: rede municipal recebe capacitação para implantação do sistema apostilado de ensino em Lucas do Rio Verde

Nos dias 22 e 23 de janeiro, profissionais da rede municipal de Educação de Lucas do Rio Verde participaram de uma capacitação para a implantação do Sistema Estruturado de Ensino SIM/FTD Educação, mais conhecido como apostilado. As capacitações aconteceram no auditório da Prefeitura e no Centro de Educação Infantil Paulo Freire (C.E.I Paulo Freire) reunindo gestores, coordenadores e professores. Com foco em inovação e qualidade, o sistema abrange desde os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) até os anos finais (6º ao 9º ano), consolidando um modelo educacional moderno, unificado e eficiente.
O prefeito Miguel Vaz destacou a importância da ação como parte do compromisso com a qualidade educacional no município.
“Estamos dando mais um passo importante para a transformação da educação em Lucas do Rio Verde. O novo sistema estruturado reflete nosso esforço em preparar nossas crianças para um futuro de oportunidades, com um ensino público de qualidade e inovador”, enfatizou o prefeito.
A secretária de Educação, Elaine Lovatel, explicou que o momento é de transição e transformação nas práticas pedagógicas das escolas municipais. “Hoje nós estamos fazendo o início de toda a capacitação do sistema estruturado. Como já mencionei, é uma mudança de ciclo, é um aprimoramento de mentalidade, de funcionamento dentro da escola, de abordagem com os alunos, abordagem com nossos colaboradores da Educação e também com as famílias. Está sendo muito proveitoso”, pontuou.
A chegada do novo sistema também recebeu apoio dos gestores escolares, que enxergam nele uma oportunidade para melhorar os índices de aprendizagem. “Eu tenho crenças de que isso vai ser muito positivo. No ano passado, nós fizemos alguns levantamentos, junto de toda a equipe gestora do Município, sobre quais seriam os próximos passos para nós avançarmos mais no IDEB e demais índices que nós tínhamos. E um deles era, sim, a entrada de um material estruturado. Haverá uma adaptação, haverá um período em que nós vamos ter que reconhecer o material, mas a nossa crença é que sim, vai ser muito positiva”, afirmou Leandro de Souza, gestor da Escola Municipal Cecília Meireles.
A gestora da Escola Municipal Menino Deus, Eloiza Vasco, reforçou sua expectativa sobre a iniciativa. “A expectativa é muito boa, porque o material é excelente, é um grupo que fornece muito. Tem toda uma capacitação. Eu espero que nos próximos anos a gente eleve os nossos números de aprendizagem e que Lucas tenha cada vez mais uma aprendizagem de qualidade e excelência”.
Já a coordenadora da Escola Municipal Marcelino Espindola Dutra, Andreia Vitto, destacou como o sistema estruturado vai de encontro aos objetivos da Secretaria de Educação. “Eu vejo que o sistema estruturado vem só auxiliar e vem de encontro com o que a Secretaria busca, que é a qualidade e a equidade no nosso ensino municipal. Então o sistema vai auxiliar professores, coordenadores e, principalmente, os alunos, que são os que têm a ganhar com todo esse material.”
Com a capacitação concluída, Lucas do Rio Verde dá início à implantação do sistema estruturado de ensino, reafirmando seu compromisso com a transformação educacional e o desenvolvimento de uma educação de qualidade para todos.
Ao logo da semana, outras diversas capacitações aconteceram: Cerca de 1400 profissionais da Educação foram instruídos pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, sobre primerios socorros e prevenção e enfrentamento ao gressor ativo, com o objetivo de garantir segurança no ambiente escolar. Os manipuladores de alimentos – merendeiras (os) da rede municipal, também receberam capacitação. Além disso, professores do Atendimento do Atendimento Educacional Especial (AEE) participaram de uma reunião formativa.
-
AGRICULTURA6 dias ago
Preços da soja hoje: confira as cotações em Chicago e no Brasil
-
ESPORTES6 dias ago
“Morre César, o eterno Diabo Loiro do Operário: ídolo deixa legado inesquecível no futebol mato-grossense”
-
CIDADES6 dias ago
CIES e Anhanguera promovem simpósio sobre o tabagismo e outra…
-
ECONOMIA7 dias ago
Endividamento em Mato Grosso é maior que a média nacional; banco lidera
-
SAÚDE5 dias ago
Anvisa obriga retenção de receita para venda de canetas como Ozempic
-
POLÍTICA7 dias ago
Secretário de Fazenda deixa o cargo em Várzea Grande e servidor do TCE assume
-
SAÚDE5 dias ago
MPF questiona veto a terapia hormonal para crianças e adolescentes
-
POLÍTICA5 dias ago
Prefeitura anuncia emenda parlamentar de Max Russi destinada à causa animal, 150 mil