CIDADES
Assistência Social amplia oferta de…

O serviço de busca ativa da equipe de abordagem social do CREAS ocorre de forma contínua e, nesta quinta-feira (23), mais uma ação foi realizada em diferentes pontos da região central do município, com o objetivo de ofertar, para as pessoas em situação de rua ou trânsito, os serviços da Prefeitura e das demais instituições parceiras.
A secretária de Assistência Social, Sineia Abreu, acompanhou os trabalhos. “Viemos participar de mais uma ação do CREAS, hoje aqui na praça da Catedral. Esse atendimento que ocorre por meio dos abordadores, assistentes sociais e psicólogos, é essencial porque tem o objetivo de entender a realidade desses indivíduos, fazer o primeiro contato de forma humanizada e acolhedora e dar os devidos encaminhamentos. É por meio desse serviço que muitas pessoas conseguem ter a oportunidade de um recomeço”, declarou.
Sinop continua avançando na oferta de políticas públicas voltadas ao atendimento dos indivíduos em situação de rua ou em trânsito pela cidade. “O nosso compromisso como Assistência Social é ofertar um atendimento especializado e digno, temos a Casa de Passagem, para aqueles que precisam de acolhimento temporário, o benefício eventual de passagem para quem deseja retornar a sua cidade de origem. Contamos ainda com as instituições parceiras que buscam a reabilitação dos indivíduos dependentes de álcool e outras drogas, além disso temos o CIAMP, os mutirões da Cidadania e várias outras ações”, ressaltou a coordenadora da Proteção Social Especial, Marilene Pereira.
O Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua [CIAMP], composto por representantes das organizações da sociedade civil organizada, poderes Executivo e Legislativo e, como convidados permanentes, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desempenha o papel fundamental de mensurar o que deve ser implantado para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade, pois atua como um comitê de conselho, que acompanha, monitora e contribui com o trabalho feito pelo Município e ainda contribui na tomada de decisões colegiadas.
Também esteve presente durante a ação desta quinta o vice-prefeito, Paulinho Abreu. “Esse é mais um trabalho complexo, mas contínuo, realizado pela Prefeitura. Numa ação como a de hoje constatamos a importância do trabalho da equipe de abordadores, que está empenhada diariamente fazendo o atendimento e cadastramento dessas pessoas e identificando quais são suas demandas e necessidades, desde a área da social, saúde, até a questão de empregos”, destacou.
-
VÁRZEA GRANDE6 dias ago
Feriado sem água: moradores do condomínio MRV Chapada do Bosque enfrentam transtornos em Várzea Grande
-
AGRICULTURA5 dias ago
Agrishow destaca diversidade de expositores que impulsionam o agronegócio
-
JUDICIARIO5 dias ago
STF analisa segunda denúncia de tentativa de abolir a democracia
-
JUDICIARIO5 dias ago
Prazo para envio de documentos do MBA em Gestão de Cidades encerra nesta sexta-feira
-
SAÚDE6 dias ago
Entidades criticam CFM após veto a terapias para jovens trans
-
JUDICIARIO5 dias ago
Justiça interdita Cachoeira da Martinha por riscos ambientais
-
ECONOMIA7 dias ago
Estudo de caso sobre Transformação Digital e Gestão Estratégica no setor financeiro
-
JUDICIARIO5 dias ago
STJ vai decidir se médica será julgada por júri popular pela morte de verdureiro em Cuiabá