POLÍTICA
Projeto incentiva acesso a acupuntura e práticas integrativas

Tramita na CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado projeto que cria o Selo Amigo das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. A iniciativa, do senador Rogério Carvalho (PT-SE), tem objetivo de ampliar o acesso da população às práticas integrativas sem gerar custos para o SUS (Sistema Único de Saúde).
O PL 4.940 de 2024 determina que, para receber o selo, os profissionais que atuam na área se comprometam a oferecer, de forma voluntária, um mínimo de 4 horas semanais de atendimento gratuito nas modalidades reconhecidas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. De acordo com o Ministério da Saúde, essas práticas abrangem recursos terapêuticos como acupuntura, homeopatia, meditação, quiropraxia, fitoterapia e yoga, entre outros.
A proposta estabelece uma série de exigências para assegurar a qualidade e a segurança dos serviços prestados. Para se candidatar ao selo, o profissional precisará estar registrado na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no Ministério da Saúde e no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), além de apresentar a licença sanitária e o alvará de funcionamento do estabelecimento. Também será necessário comprovar a qualificação profissional, por meio de diplomas de graduação, certificados de cursos especializados ou título de especialista na área.
Na justificativa do projeto, o autor destaca que a medida vai ampliar o acesso da população às práticas integrativas e complementares em saúde, além de estar alinhada com as diretrizes da OMS (Organização Mundial da Saúde) e da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.
“A criação do Selo Amigo das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde permitirá expandir a oferta de práticas integrativas sem onerar o Sistema Único de Saúde, por meio de parcerias com profissionais da iniciativa privada que destinarão parte de seu tempo ao atendimento gratuito da população”, argumenta Rogério.
A proposta é terminativa na CAS, ou seja, se for aprovada e não houver pedido para votação no plenário, poderá seguir diretamente para a Câmara dos Deputados.
Com informações da Agência Senado.
-
ECONOMIA4 dias ago
Endividamento em Mato Grosso é maior que a média nacional; banco lidera
-
AGRICULTURA3 dias ago
Preços da soja hoje: confira as cotações em Chicago e no Brasil
-
ESPORTES3 dias ago
“Morre César, o eterno Diabo Loiro do Operário: ídolo deixa legado inesquecível no futebol mato-grossense”
-
POLÍCIA4 dias ago
GCCO mira grupo que planejou e executou fuga de penitenciária; ex-diretor e policiais penais são alvos
-
SAÚDE4 dias ago
Anvisa aprova vacina contra chikungunya do Butantan e Valneva
-
CIDADES3 dias ago
CIES e Anhanguera promovem simpósio sobre o tabagismo e outra…
-
CIDADES6 dias ago
Bloqueio na Avenida do CPA começa neste sábado com previsão de 20 dias
-
ECONOMIA7 dias ago
Expoagro 2025 deve movimentar R$ 20 milhões e atrair 300 mil pessoas