SAÚDE
Snus: apesar de ilegais, sachês de nicotina ganham usuários no Brasil

A Vigilância Sanitária de Mato Grosso do Sul, por exemplo, apreendeu em 7 de janeiro um carregamento com 2.260 sachês de snus, cada um com 6,5 mg de nicotina cada. O cigarro convencional possui aproximadamente 1 mg de nicotina. Os sachês provavelmente vinham do Paraguai para consumo no Brasil.
O que são os snus?
Os snus são sachês são pequenas bolsas de celulose que contêm nicotina em pó saborizada. Eles são muito consumidos nos países nórdicos, . À nicotina são adicionadas essências de hortelã ou laranja, por exemplo. O produto é feito para ser colocado por baixo da língua, entre os lábios ou levemente mastigado para liberar aos poucos a nicotina.
Boa parte dos produtos apreendidos são da marca ZYN, produzida pela Philip Morris e que foi recentemente aprovada para comercialização nos Estados Unidos. A recomendação de consumo da FDA é apenas para pessoas que já fumam e querem reduzir seu consumo de cigarro, mas os pneumologistas alertam que o produto ainda é extremamente nocivo.
Riscos à saúde e dependência
Seu consumo está fartamente relacionado na literatura médica com o aumento de risco de câncer de boca, esôfago e estômago, além de problemas cardiovasculares e metabólicos.
Em uma revisão sistemática de estudos sobre os impactos do snus na saúde, publicado em 2023 no, o produto foi associado a um maior risco de desenvolvimento de tumores no esôfago, pâncreas, estômago e cólon retal.
Outro estudo, publicado em 2022 na, indicou que o uso de snus levou a uma alteração na mucosa bucal mais intensa que a dos cigarros eletrônicos, afetando especialmente a região onde os sachês eram colocados. “Os marcadores encontrados possuíam sinais potencialmente pré-cancerígenos”, alertam os pesquisadores.
Pneumologista alerta para malefícios
De acordo com o pneumologista Ygor Mourão, que atende em Brasília, os sachês de nicotina são apenas mais uma forma da indústria de mascarar riscos do consumo de nicotina e não tem impactos efetivos na redução do consumo de cigarros, como eles costumam ser vendidos.
“Os snus são mais uma tentativa de comercializar a nicotina de forma mais aceitável, assim como foi feito com os cigarros eletrônicos. No fim, os malefícios são comprovados e impactam a saúde pública de forma significativa. Os snus podem ser uma porta de entrada para os cigarros convencionais, principalmente entre jovens e pessoas que nunca experimentaram produtos derivados do tabaco”, afirma.
Mourão também destaca que a nicotina é altamente viciante e prejudicial ao organismo. “Ela libera neurotransmissores como a dopamina, criando uma sensação temporária de prazer. Com o tempo, isso pode levar a transtornos de ansiedade, alterações cognitivas e problemas cardiovasculares, como aumento da pressão arterial e risco de infarto, diabetes, problemas gastrointestinais e deficiências imunológicas”, alerta.
Impacto esportivo
O pneumologista também chama atenção para o uso de snus por atletas de alta performance, como o jogador inglês Jamie Vardy, que foi visto usando a droga durante uma partida pela seleção inglesa.
“Ver atletas consumindo esses produtos durante a prática esportiva é um contraponto preocupante. Mostra como a dependência pode afetar até mesmo quem deveria zelar pela saúde”, conclui Mourão.
Siga a editoria de e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
-
ESPORTES3 dias ago
“Morre César, o eterno Diabo Loiro do Operário: ídolo deixa legado inesquecível no futebol mato-grossense”
-
POLÍCIA4 dias ago
GCCO mira grupo que planejou e executou fuga de penitenciária; ex-diretor e policiais penais são alvos
-
SAÚDE4 dias ago
Anvisa aprova vacina contra chikungunya do Butantan e Valneva
-
ECONOMIA4 dias ago
Endividamento em Mato Grosso é maior que a média nacional; banco lidera
-
AGRICULTURA3 dias ago
Preços da soja hoje: confira as cotações em Chicago e no Brasil
-
JUDICIARIO7 dias ago
Justiça decreta prisão preventiva de procurador que confessou ter matado morador de rua em Cuiabá
-
CIDADES6 dias ago
Bloqueio na Avenida do CPA começa neste sábado com previsão de 20 dias
-
CIDADES3 dias ago
CIES e Anhanguera promovem simpósio sobre o tabagismo e outra…