POLÍTICA
Vale era administrada de forma irresponsável, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 5ª feira (30.jan.2025) que a Vale foi governada por “um longo período” de maneira “muito irresponsável”. Afirmou reconhecer a importância da empresa para o país, mas declarou que companhia não tinha proximidade com o governo.
“Eu tenho noção de que a Vale foi governada por um determinado período de uma forma muito, muito irresponsável. A Vale não conversava com o governo e não discutia os projetos que ela pode participar nesse momento de transição energética”, afirmou o presidente a jornalistas durante conversa no Planalto.
Na 3ª feira (28.jan), Lula se reuniu com o presidente da Vale, Gustavo Pimenta, em Brasília. Foi o 1º encontro do petista com um CEO da mineradora no atual mandato. Até a troca de comando com Eduardo Bartolomeo, realizada em outubro de 2024, o governante costumava criticar a empresa.
O petista disse ter ficado “contente” com a impressão que o novo presidente passou e afirmou ser necessário que a Vale recupere o prestígio. Disse que a mudança de comando facilitará a ação.
A reunião, às 15h, não constava na agenda oficial de Lula. O compromisso foi oficializado só às 19h41 pela Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência). O diretor de Relações Institucionais da empresa e ex-assessor do petista, Kennedy Alencar, acompanhou o encontro.
Em janeiro de 2024, Lula tentou emplacar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega na presidência da empresa. Ele reclamava de não ter proximidade com a companhia. A articulação, no entanto, teve forte reação negativa do mercado financeiro e dos agentes econômicos em geral, e o petista desistiu.
À época, Lula intensificou as críticas à mineradora. Em 25 de janeiro de 2024, ao lembrar os 5 anos da tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, o petista disse que a empresa não havia feito nada para reparar a destruição causada.
A empresa, porém, já havia fechado um acordo de medidas reparatórias com o Estado de Minas Gerais no valor de R$ 37 bilhões, assinado em fevereiro de 2021.
Em comunicado divulgado em 15 de janeiro de 2024, a Vale afirmou que também acertou acordos separados de indenização com 15.400 pessoas. O valor total foi de R$ 3,5 bilhões. Lula também afirmou que a empresa não podia pensar que era “dona do Brasil” e que deveria se alinhar ao pensamento de desenvolvimento do governo brasileiro.
A saída de Eduardo Bartolomeo do comando da Vale e a chegada de Gustavo Pimenta em outubro de 2024 no cargo ajudaram a apaziguar a relação da empresa com Lula e seu governo. O governo considerava a interlocução com a gestão de Bartolomeo quase nula. Embora não fosse um nome do governo, o novo CEO foi eleito por unanimidade no Conselho de Administração da empresa, inclusive com os votos da Previ, que é o fundo de pensão do Banco do Brasil.
-
OPINIÃO7 dias ago
Dia Nacional dos Animais: um compromisso com a vida e o bem-estar/por Max Russi
-
POLÍCIA6 dias ago
MT: PF deflagra operação contra garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé
-
POLÍCIA7 dias ago
Alta Floresta: homem é detido após ser flagrado se masturbando em via pública
-
ESPORTES6 dias ago
Mixto chega invicto na semifinal do mato-grossense e decide vaga na final neste sábado
-
POLÍCIA6 dias ago
Força Tática prende três faccionados com drogas e arma de fogo em Matupá
-
MATO GROSSO6 dias ago
O impacto da Reforma Tributária na economia de Mato Grosso
-
AGRICULTURA6 dias ago
Qual o seu candidato favorito ao Prêmio Personagem Soja Brasil?
-
SAÚDE6 dias ago
Chá de canela: do emagrecimento à imunidade, veja benefícios da bebida