POLÍTICA
Oposição diz que cassação de Zambelli é “perseguição”

Políticos da oposição classificaram como “perseguição” a cassação do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), na noite desta 5ª feira (30.jan.2024). O tribunal decidiu por 5 votos a 2 que a congressista abusou de poder político ao disseminar desinformação eleitoral em 2022. Aliados da deputada saíram declararam que a decisão ignora “a vontade popular” dos eleitores de Zambelli, e que “quase um milhão de cidadãos paulistas podem ter seus votos jogados no lixo”.
A deputada teve 946.244 votos paulistas nas eleições de 2022. Com a decisão do TRE-SP, a deputada fica inelegível por 8 anos. A deliberação não tem efeito imediato e ela continua no cargo, uma vez que o julgamento ainda cabe recurso ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
O deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou no seu perfil oficial no X que a a decisão do TRE-SP “reforça a polarização e perseguição à direita ao dar como desculpa ‘disseminação de fake news‘”. Segundo o congressista “o que o povo dá só ele deveria poder tirar, ainda que indiretamente através de votação dos seus representantes eleitos.”
A deputada Bia Kicis (PL-DF) declarou ser uma decisão “absurda e que ignora a vontade poular“. A congressista escreveu no X: “Afinal de contas, de que adianta o povo votar e eleger e a justiça cassar baseada em narrativas não previstas em lei? Perseguição política, é disso que se trata. Querem exterminar a direita. Minha solidariedade à Carla Zambelli”.
Já o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou que a democracia brasileira “tem vivido tempos sombrios” e repetiu o argumento de seus colegas de partido, declarando sobre os votos que Zambelli teve em 2022.
Veja abaixo outras reações da oposição:
-
VÁRZEA GRANDE7 dias ago
Força-tarefa reduz em 36% notificações dos casos de arboviroses em Várzea Grande
-
SAÚDE7 dias ago
Usuários afirmam que pasta de dente comum pode causar alergia grave
-
POLÍCIA5 dias ago
MT: PF deflagra operação contra garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé
-
SAÚDE7 dias ago
Covid: 5 anos após 1ª morte no país, documentos expõem negacionismo
-
AGRICULTURA6 dias ago
Presidente comenta sobre o potencial da soja no estado de RR
-
POLÍCIA5 dias ago
Alta Floresta: homem é detido após ser flagrado se masturbando em via pública
-
SAÚDE6 dias ago
Colesterol: a partir de que idade crianças e adolescentes devem dosar?
-
POLÍCIA5 dias ago
Força Tática prende três faccionados com drogas e arma de fogo em Matupá