AGRICULTURA
Governo faz parceria para integrar agricultura irrigada e segurança energética

Os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, assinaram nesta quarta-feira (5) um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para promover a integração entre agricultura irrigada e segurança energética, em conformidade com a Política Nacional de Irrigação (Lei nº 12.787/2013).
A parceria busca superar desafios como infraestrutura energética insuficiente e baixa adoção de tecnologias modernas, com foco em práticas sustentáveis alinhadas ao Plano ABC+ (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono). O objetivo é fortalecer a segurança alimentar e energética, impulsionar a produtividade e gerar empregos no setor agropecuário.
“Este ACT demonstra que o governo tem uma estratégia clara para expandir a agricultura irrigada de forma sustentável, promovendo inclusão socioeconômica e segurança energética”, destacou o ministro Carlos Fávaro.
Durante o evento, também foi lançada a Aliança pelo Desenvolvimento Energético dos Polos e Projetos de Irrigação do Brasil, unindo esforços entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e o Ministério de Minas e Energia (MME).
“A Aliança entre os ministérios garante ações concretas para ampliar o fornecimento de energia às lavouras e incentivar o uso eficiente da irrigação, aproveitando melhor a água e a luz do sol para aumentar a produtividade”, afirmou o ministro Alexandre Silveira.
Atualmente, o Brasil irriga apenas 8,5 milhões de hectares, um número muito inferior ao potencial estimado de 54 milhões de hectares, segundo estudos da Esalq/USP e do MIDR. A expansão da agricultura irrigada pode permitir até três safras anuais na mesma área e gerar até 1,2 empregos por hectare irrigado, aumentando a renda dos produtores e garantindo alimentos mais acessíveis para a população.
“Este é um passo essencial para fortalecer a produção de alimentos de baixa emissão, reduzir desigualdades e ampliar oportunidades para o povo brasileiro”, enfatizou o ministro Waldez Góes.
*Com informações do Ministério da Agricultura e Pecuária
-
CIDADES3 dias ago
Programa da Unimed Cuiabá para pacientes com dores crônicas está com inscrições abertas
-
VÁRZEA GRANDE4 dias ago
Traficante foragido da Justiça é preso em Várzea Grande
-
POLÍTICA5 dias ago
Vereador preso por abuso sexual de menores tem mandato cassado e Câmara convoca suplente
-
JUDICIARIO5 dias ago
Ex-policial, assessor de deputado irá a júri por morte de músico em clínica de reabilitação em Cuiabá
-
POLÍTICA3 dias ago
Senadora Margareth Buzetti protocola projeto que endurece combate à pedofilia
-
VÁRZEA GRANDE5 dias ago
Várzea Grande realiza mais uma cirurgia inédita: a de coluna
-
POLÍCIA3 dias ago
Polícia prende padrasto por abusar de enteada por quatro anos seguidos em MT
-
ENTRETENIMENTO3 dias ago
Deborah Secco exibe shape trincado em vídeo no espelho e brinca: ‘Acabada’