SAÚDE
Conheça semente com mais potássio e magnésio que a banana

A quantidade de minerais presente na semente de abóbora chama a atenção. Em 100 g do alimento, há cerca de 800 mg de potássio e 530 mg de magnésio, enquanto a mesma quantidade de banana contém aproximadamente 360 mg e 27 mg, respectivamente.
Os dois minerais desempenham papéis importantes na função muscular e na . De acordo com a nutricionista Letícia Vieira, do grupo Mantevida, o magnésio ajuda a relaxar os músculos e a reduzir o risco de espasmos.
“ também auxilia na regulação da pressão arterial e na função muscular. Por isso, incluir a semente de abóbora na dieta pode ser uma boa opção, especialmente para pessoas com carência do mineral”, sugere a especialista.
A semente de abóbora também é rica em ferro, zinco e antioxidantes, trazendo diversos . O zinco e os antioxidantes, por exemplo, ajudam a fortalecer o sistema imunológico, protegendo o organismo contra infecções.
“As gorduras boas, como ômega-3 e ômega-6, . As fibras presentes na casca também favorecem a saúde digestiva, prevenindo a constipação”, acrescenta Letícia.
Quantidade mínima diária
A nutricionista Carla de Castro, da clínica Sallva, explica que as pessoas devem considerar consumiu as sementes em diferentes refeições durante o dia, uma vez que pode ser difícil comer 100 g de uma única vez.
“O alimento tem sim uma quantidade expressiva de potássio e magnésio, mas é preciso avaliar as porções. Cem gramas de sementes é bastante para ser consumido de uma vez. Uma banana média, por outro lado, tem entre 150 g e 200 g, o que facilita a ingestão dos nutrientes”, esclarece.
Ainda assim, a nutricionista considera que a semente de abóbora continua sendo uma boa alternativa para quem busca aumentar a ingestão desses minerais.
“Incluir a semente de abóbora na alimentação pode ser benéfico para quem pratica atividade física ou sofre frequentemente com cãibras. Mas é sempre importante avaliar as necessidades individuais e, caso as cãibras sejam frequentes, investigar a causa com um profissional”, destaca Carla.
Como incluir a semente de abóbora na alimentação?
O consumo diário ideal de semente de abóbora varia entre 15 e 30 gramas, equivalente a até três colheres de sopa. A quantidade fornece boas doses de magnésio, potássio e outros nutrientes, sem exceder o limite adequado.
Além de nutritivas, as sementes são bastante versáteis na alimentação. “Elas podem ser ingeridas in natura ou torradas como snack, adicionadas a saladas e sopas para mais crocância, ou misturadas no iogurte e smoothies para enriquecer o valor nutricional”, ensina Letícia.
Outra opção interessante é usá-las em receitas de pães e bolos, incorporando mais nutrientes à massa. Para quem busca alternativas criativas, as sementes também podem ser processadas até virarem uma pasta cremosa, semelhante à pasta de amendoim.
“Essa pasta é uma excelente opção para passar no pão ou misturar em receitas, tornando a alimentação ainda mais saudável”, sugere a profissional.
Siga a editoria de e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
-
OPINIÃO7 dias ago
Dia Nacional dos Animais: um compromisso com a vida e o bem-estar/por Max Russi
-
POLÍCIA6 dias ago
MT: PF deflagra operação contra garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé
-
POLÍCIA7 dias ago
Alta Floresta: homem é detido após ser flagrado se masturbando em via pública
-
ESPORTES6 dias ago
Mixto chega invicto na semifinal do mato-grossense e decide vaga na final neste sábado
-
POLÍCIA6 dias ago
Força Tática prende três faccionados com drogas e arma de fogo em Matupá
-
MATO GROSSO6 dias ago
O impacto da Reforma Tributária na economia de Mato Grosso
-
AGRICULTURA6 dias ago
Qual o seu candidato favorito ao Prêmio Personagem Soja Brasil?
-
SAÚDE6 dias ago
Chá de canela: do emagrecimento à imunidade, veja benefícios da bebida