AGRICULTURA
Brasil quer ampliar exportação de carnes e outros produtos agropecuários para o Japão

Com o objetivo de fortalecer os laços comerciais e avançar nas negociações bilaterais, uma delegação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) esteve entre os dias 10 e 12 de fevereiro no Japão e participou de reuniões com autoridades japonesas.
O secretário adjunto da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI), Marcel Moreira, liderou a comitiva. Durante a visita, o secretário adjunto, acompanhado do adido agrícola do Brasil no Japão, Marco Pavarino, esteve no Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW), e discutiu temas como a flexibilização da idade limite para o abate de bovinos e a habilitação de novas plantas frigoríficas brasileiras para exportação de carne de aves termoprocessadas.
Outro encontro ocorreu com as equipes técnicas do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAFF), onde a comitiva brasileira tratou da abertura do mercado japonês para a carne bovina e da ampliação do acesso à carne suína. Outro assunto colocado em pauta foram os ajustes nos requisitos de tratamento térmico para a exportação de mangas e medidas para regionalizar o controle da Influenza Aviária.
A missão também se reuniu com o Ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Taku Eto, e com o deputado federal Arata Takebe. A reunião contou com a presença do Embaixador do Brasil no Japão, Octavio Cortes, além de representantes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).
O chefe da delegação brasileira ressaltou os aspectos de sanidade, qualidade e sustentabilidade da agropecuária brasileira e a importância da parceria comercial entre Brasil e Japão, que completa 130 anos de diplomacia e comércio bilateral em 2025.
Os dois países sinalizaram o interesse em avanços nas negociações, com o objetivo de entregas concretas durante a visita do Presidente Lula ao Japão, prevista para o final de março próximo.
Novas parcerias
Para buscar uma aproximação com o setor privado e compreender melhor os canais de comércio no Japão, a missão incluiu ainda visitas a grandes empresas importadoras de carne e a redes de supermercados do país.
A cooperação técnica entre os países também foi tema de conversas, com destaque para o avanço na parceria para implementar ações em conjunto dentro do Projeto Nacional de Recuperação de Pastagens Degradadas (PNCPD), reforçando o compromisso com a sustentabilidade e boas práticas agropecuárias.
Mercado estratégico para o agro brasileiro
Em 2023, o Japão importou mais de US$ 3,31 bilhões em produtos agropecuários do Brasil, consolidando-se como um dos principais destinos das exportações nacionais. As carnes de aves e suína, o café e a soja estão entre os itens mais demandados pelo mercado japonês, que prioriza qualidade e segurança alimentar.
-
AGRICULTURA3 dias ago
Preços da soja hoje: confira as cotações em Chicago e no Brasil
-
ECONOMIA4 dias ago
Endividamento em Mato Grosso é maior que a média nacional; banco lidera
-
ESPORTES3 dias ago
“Morre César, o eterno Diabo Loiro do Operário: ídolo deixa legado inesquecível no futebol mato-grossense”
-
POLÍCIA5 dias ago
GCCO mira grupo que planejou e executou fuga de penitenciária; ex-diretor e policiais penais são alvos
-
SAÚDE4 dias ago
Anvisa aprova vacina contra chikungunya do Butantan e Valneva
-
ESPORTES2 dias ago
Guto elogia atuação do Cuiabá em vitória de virada sobre o Athletico-PR e diz que time está em adaptação
-
SAÚDE2 dias ago
MPF questiona veto a terapia hormonal para crianças e adolescentes
-
POLÍTICA2 dias ago
Prefeitura anuncia emenda parlamentar de Max Russi destinada à causa animal, 150 mil