CIDADES
Defensoria participa de reunião com TCE-MT para incluir “políticas para mulheres” na aprovação das contas dos municípios

Na última segunda-feira (10), a defensora pública Tânia Regina de Matos representou a DPEMT na reunião com o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, que debateu a capacitação de gestores para a fiscalização de orçamentos públicos destinados às políticas voltadas à proteção das mulheres.
O encontro, que também contou com a presença da vereadora de Cuiabá, Marilda “Baixinha” Giraldelli, teve o anúncio da inclusão de um ponto de controle na análise das contas anuais de governo, com foco na execução dessas políticas públicas.
“A proposta de capacitação para mulheres a fim de acompanhar a execução do Orçamento Sensível ao Gênero é desdobramento do Encontro sobre Orçamento Mulher realizado em setembro do ano passado pela Defensoria Pública em parceria com a Escola Superior e a Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ-MT). Desde aquela ocasião, profissionais que possuem interesse na área vêm diligenciando no sentido de conseguir apoio do TCE para realizar essa formação”, afirmou a defensora, que coordena a ABMC em Mato Grosso.
A medida anunciada pelo TCE-MT busca assegurar que os recursos sejam usados de forma efetiva, visando a redução dos feminicídios de Mato Grosso, que registrou 2,5 mortes para cada grupo de 100 mil mulheres em 2023, o maior índice do país, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
“Finalmente, com auxílio da vereadora Baixinha e das valorosas associadas da ABMCJ-MT, tivemos a oportunidade de nos reunir com o conselheiro Sérgio Ricardo, que não só aprovou a iniciativa como afirmou que irá incluir ‘política para mulheres’ como ponto de controle para aprovação de contas dos municípios. Essa incidência política será um divisor de águas para a vida das mulheres de Mato Grosso”, destacou Tânia.
-
AGRICULTURA6 dias ago
Guerra comercial favorece venda antecipada de 3 commodities, diz Cogo
-
POLÍCIA6 dias ago
GAECO mira facção que tentou tomar terreno perto da AMBEV e haras de luxo em Cuiabá
-
POLÍTICA5 dias ago
Abilio diz que fim do Peixe Santo é culpa de Emanuel Pinheiro: “não foi eu que acabei”
-
POLÍCIA5 dias ago
Polícia Civil prende segundo suspeito de envolvimento na morte de candidato a vereador
-
SAÚDE4 dias ago
Famílias reagem a veto de terapias hormonais para menores
-
SAÚDE5 dias ago
Pesquisa mostra influência de eventos climáticos em surto de oropouche
-
OPINIÃO4 dias ago
Tão rápido
-
JUDICIARIO5 dias ago
Juiz vê “ingerência não justificada” e mantém gestão com a Sema