VÁRZEA GRANDE
Justiça determina desbloqueio das contas do DAE

Decisão foi concedida no âmbito da ação de Embargos à Execução, movida pelo DAE, garantindo continuidade do pagamento dos servidores e a manutenção dos serviços essenciais
O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) obteve decisão judicial favorável à liberação dos valores que haviam sido bloqueados de suas contas. O montante, que ultrapassava R$ 1,1 milhão, havia sido retido via SISBAJUD para o pagamento de uma dívida no valor de R$ 448.974,48.
A decisão foi concedida no âmbito da ação de Embargos à Execução, movida pelo DAE, garantindo a continuidade do pagamento dos servidores e a manutenção dos serviços essenciais de abastecimento de água no município.
A autarquia argumentou que o bloqueio contrariava o disposto no artigo 100 da Constituição Federal, que determina que os pagamentos devidos pela Fazenda Pública, decorrentes de sentença judicial, sejam feitos via precatório, salvo nos casos de Requisição de Pequeno Valor (RPV), o que não se aplicava ao caso. Além disso, a retenção dos valores ameaçava o funcionamento do DAE, comprometendo o pagamento dos servidores e dos fornecedores responsáveis por serviços emergenciais, fundamentais para a recuperação da rede de abastecimento de água da cidade.
Na decisão, o juiz responsável reconheceu a ilegalidade da penhora, fundamentando-se na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e em decisões semelhantes de outros tribunais do país. Ele determinou a imediata suspensão da execução e o desbloqueio dos valores para evitar “dano grave, de difícil ou incerta reparação”, destacando que a situação da autarquia já é crítica, dada a crise hídrica enfrentada por Várzea Grande.
A prefeitura de Várzea Grande e a direção do DAE ressaltam que a decisão foi fundamental para impedir um colapso ainda maior no abastecimento de água da cidade. Com os valores liberados, será possível manter os serviços operacionais, garantir a folha de pagamento dos servidores e seguir com as manutenções emergenciais das Estações de Tratamento de Água (ETAs), além de continuar com o atendimento à população por meio dos caminhões-pipas.
-
VÁRZEA GRANDE6 dias ago
Feriado sem água: moradores do condomínio MRV Chapada do Bosque enfrentam transtornos em Várzea Grande
-
AGRICULTURA6 dias ago
Agrishow destaca diversidade de expositores que impulsionam o agronegócio
-
JUDICIARIO5 dias ago
STF analisa segunda denúncia de tentativa de abolir a democracia
-
JUDICIARIO5 dias ago
Prazo para envio de documentos do MBA em Gestão de Cidades encerra nesta sexta-feira
-
SAÚDE6 dias ago
Entidades criticam CFM após veto a terapias para jovens trans
-
JUDICIARIO5 dias ago
Justiça interdita Cachoeira da Martinha por riscos ambientais
-
JUDICIARIO5 dias ago
STJ vai decidir se médica será julgada por júri popular pela morte de verdureiro em Cuiabá
-
JUDICIARIO4 dias ago
STJ define data para julgar se médica será levada a júri popular