SAÚDE

Cravos: saiba o que são, tipos e como tratar para se livrar deles

Published

on


Motivo de incômodo para muitas pessoas, os cravos são o produto da glândula sebácea, que se acumula o ducto de saída dela, o canalículo.
Quando a produção de sebo é muito grande, ele se acumula e forma uma rolha no orifício de saída da glândula. Quando essa massa entra em contato com o oxigênio, ela se torna preta. É o que .
De acordo com a dermatologista Mônica Aribi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), “os cravos costumam aparecer em áreas de maior concentração de glândulas sebáceas, como rosto, costas e peito, principalmente durante a adolescência”. Adultos com tendência a também podem apresentar cravos no rosto.

Tipos de cravos e suas diferenças
Os cravos apresentam diferentes colorações dependendo do tipo de obstrução do poro. A dermatologista Lilian Brasileiro, membro da SBD, explica que os cravos pretos, conhecidos como “comedões abertos”, possuem essa coloração devido à exposição do sebo acumulado ao ar, causando a oxidação da melanina presente no conteúdo oleoso.
Já os cravos brancos, conhecidos como “comedões fechados”, são cobertos por uma fina camada de pele, sem contato direto com o ar. Por isso, eles mantêm uma coloração mais clara ou esbranquiçada.
Além disso, por fazerem parte da mesma condição de pele, muita gente pode entre si. No entanto, cada um possui manifestações distintas, segundo a dermatologista Mônica Aribi.
“O cravo, para nós dermatologistas, já é considerado uma acne de grau 1. E o que o leigo chama de espinha é o cravo infectado pelas bactérias que estão na nossa pele normalmente. Mas, na verdade, a acne pode ter cravos, pústulas, pode ter abscessos, dependendo do grau de gravidade”, esclarece.
Leia a notícia completa no portal , parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de e fique por dentro de tudo sobre o assunto!





Comentários
Continue Reading

As mais lidas da semana