CIDADES
Diariamente, Guarda de Trânsito recebe denúncias de veículos estacionados em locais proibidos

Tudo isso está previsto em lei e é detalhado para o condutor ao “tirar a habilitação”. Então, o que se espera é não encontrar cenas como essa pela cidade. Contudo, infelizmente, a cena é diária e tem se repetido principalmente no entorno das escolas nos horários de fluxo.
Há dias, a Guarda Municipal de Trânsito (GM) tem recebido denúncias de um veículo estacionado justamente na faixa de pedestre na saída de uma escola; na foto, além de estar sob a faixa, o veículo também atrapalha o acesso reservado a pessoas com deficiência (PCD). Há dias, a equipe da Guarda também iniciou uma série de palestras e ações nas unidades escolares direcionadas aos pais justamente para evitar situações como essa.
“Um condutor que passou por um centro de habilitação sabe que estacionar em faixa de pedestre, ciclovia, passeio, canteiros, etc, é proibido; é uma informação básica e essa é praticamente uma informação de senso comum; as crianças que participam das palestras ministradas pela nossa equipe tem isso na ponta da língua, inclusive”, frisa o coordenador da GM, Márcio Pires.
Para o coordenador, causa estranheza o comportamento do motorista que insiste em estacionar no local proibido para ficar mais “cômodo”, mesmo após abordagem instrutiva. “Respeitar a sinalização é o princípio de tudo para um trânsito seguro, quando alguém opta por estacionar em um local proibido, automaticamente desrespeita o direito do outro cidadão”, explica.
Como são mais de 18 mil alunos somente na rede municipal, é natural um grande número de veículos, motocicletas, bicicletas e pedestres em frente às escolas nos horários de entrada e saída e é compromisso de todos respeitar ar regras de trânsito.
Diante de um grande fluxo, a recomendação é ter um pouquinho mais de paciência e cuidado.
Justamente por isso nas reuniões com os pais e responsáveis, o GM Valdir Cordeiro, tem reforçado o pedido para que os condutores evitem ações como acelerar em excesso, estacionar em locais proibidos, que usem o cinto e ensinem seus filhos a respeitar e fazer uso do equipamento de segurança quer seja o cinto ou a cadeirinha e, obviamente, não usem o celular ao dirigir. As recomendações também valem para os pedestres e ciclistas.
Toda a sinalização das vias nas proximidades das escolas foi refeita; inclusive a equipe de sinalização atuou de forma incisiva para que tudo ficasse pronto durante o recesso escolar. Agora, é só respeitar.
Quem precisar de apoio da GM pode chamar ou pelo 153 ou pelo 99668-2034 ou pessoalmente na Avenida Imigrantes, n.º 834 no Jardim Guarujá.
E vale reforçar a regra:
ARTIGO 181 do CTB *VIII – estacionar no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público é:
Infração – grave;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – remoção do veículo.
-
OPINIÃO7 dias ago
Dia Nacional dos Animais: um compromisso com a vida e o bem-estar/por Max Russi
-
POLÍCIA7 dias ago
MT: PF deflagra operação contra garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé
-
POLÍCIA7 dias ago
Alta Floresta: homem é detido após ser flagrado se masturbando em via pública
-
ESPORTES6 dias ago
Mixto chega invicto na semifinal do mato-grossense e decide vaga na final neste sábado
-
POLÍCIA6 dias ago
Força Tática prende três faccionados com drogas e arma de fogo em Matupá
-
MATO GROSSO7 dias ago
O impacto da Reforma Tributária na economia de Mato Grosso
-
AGRICULTURA6 dias ago
Qual o seu candidato favorito ao Prêmio Personagem Soja Brasil?
-
SAÚDE7 dias ago
Chá de canela: do emagrecimento à imunidade, veja benefícios da bebida