SAÚDE

Nutricionistas indicam melhores chás com efeito detox para desinchar

Published

on


O consumo de chás, em geral, auxilia no processo de hidratação do organismo e. Mas algumas ervas se destacam pelo efeitos diuréticos e anti-inflamatórios, ajudando tanto na desintoxicação do corpo quanto na eliminação de líquidos.
Entre as principais escolhas para obter o efeito detox, estão o chá de hibisco, cavalinha e gengibre, mas eles não são os únicos. A lista de plantas desintoxicantes é extensa e elas são facilmente incluídos na rotina.
“Algumas ervas possuem propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e estimulantes do fígado, auxiliando na eliminação do excesso de líquidos e toxinas pelo organismo”, explica a nutricionista Thais Dias, especialista em emagrecimento.
Contudo, Thais destaca que o efeito detox não significa uma limpeza milagrosa. O corpo humano possui sistemas naturais de desintoxicação, desempenhados pelo fígado e rins. O papel dos chás é apenas potencializar essa função.

Chás com efeito detox para desinchar
Os chás que se destacam pelo efeito detox são: cavalinha, hibisco,, chá verde, gengibre, canela em pau, carqueja e boldo. De acordo com a nutricionista Fabiana Albuquerque, do Instituto Nutrindo Ideais, as bebidas ajudam a desinchar através de alguns mecanismos:

Equilíbrio de eletrólitos do corpo: eles ajudam a controlar o sódio e potássio, regulando a pressão arterial e evitando a retenção hídrica;
Diminui a inflamação: por terem propriedades anti-inflamatórias, os chás ajudam no combate à inflamação tecidual, reduzindo o inchaço;
Aumento da produção de urina: os chás estimulam a produção de urina, eliminando o excesso de líquido e, consequentemente, reduzindo o inchaço;
Aumento da eliminação de toxinas: o efeito diurético dos chás ajuda na eliminação das toxinas corporais.

 3 chás detox para desinchar
Chá de hibisco com canela
Ingredientes:

1 colher de sopa de hibisco seco;
1 pau de canela;
300 ml de água quente.

Modo de preparo: abafe os ingredientes na água quente por cinco a dez minutos e beba a mistura coada, morna ou gelada.
Chá de cavalinha com limão
Ingredientes:

1 colher de sopa de cavalinha;
300 ml de água quente;
Suco de ½ limão.

Modo de preparo: deixe a cavalinha em infusão por dez minutos e acrescente o limão antes de beber.
Chá de gengibre com cúrcuma
Ingredientes:

1 colher de chá de gengibre ralado;
1 pitada de cúrcuma em pó;
300 ml de água quente.

Modo de preparo: misture os ingredientes e deixe em infusão por 5 minutos antes de consumir.
“Essas opções são ótimas aliadas para reduzir o inchaço e potencializar o detox natural do organismo. Mas não existe uma receita mágica: o que realmente faz a diferença é o equilíbrio no dia a dia. Beber bastante água, ter uma alimentação variada e manter uma rotina saudável são essenciais. Os chás podem ser ótimos complementos nessa jornada”, afirma Thais.
Contraindicações?
A nutricionista Fernanda Pucci, que atende em Campinas, ressalta que os chás devem ser tomados longe das refeições para não atrapalhar a absorção dos nutrientes das refeições.
Gestantes e lactantes devem evitar o consumo dos chás. A recomendação também se aplica às pessoas que tomam medicamentos para pressão, diuréticos sintéticos ou que apresentam problemas cardíacos, problemas renais e pressão arterial baixa.
Siga a editoria de e fique por dentro de tudo sobre o assunto!





Comentários
Continue Reading

As mais lidas da semana