OPINIÃO
O exercício físico na recuperação das sequelas da chikungunya

João Lombardi
A chikungunya é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, os mesmos vetores da dengue e do zika vírus. Atualmente, o estado de Mato Grosso registra um surto significativo da doença, trazendo preocupação para a população e profissionais de saúde.
Entre os sintomas mais comuns estão as dores intensas nas articulações e embora a fase aguda seja limitada, muitos pacientes continuam a apresentar artralgia persistente, limitação de movimentos e em alguns casos até mesmo redução de força muscular, impactando sua qualidade de vida.
Diante desse cenário, surgem dúvidas em relação a orientações sobre o exercício físico. Sua prática quando bem orientada após a resolução da doença, pode ser um grande aliado na redução da dor e melhorando a mobilidade articular favorecendo consequentemente a recuperação funcional dos movimentos da articulação acometida. Existem estratégias individualizadas que devem ser supervisionadas no retorno aos treinos e competições, pois a progressão de intensidade é variável de pessoa para pessoa.
O mais importante é avaliação médica clínica para que se tenha uma recuperação mais segura e eficaz ao fazer esforços. Edemas importantes da articulação, dor incapacitante, dificuldade de se mover e diminuição de amplitude de movimentos devem ser interpretados com cautela e esses casos merecem acompanhamento mais de perto. É prudente também lembrar que a duração dos sintomas é individual, mas com exercício físico associado a tendência é a diminuição do tempo de dor nas articulações pós-infecção.
A prática de exercícios físicos supervisionados desempenha um papel essencial no processo de reabilitação das dores pós-chikungunya. Com tratamento certo e acompanhamento, é perfeitamente possível voltar a uma vida sem artralgia.
João Lombardi é médico do exercício e do esporte pela Unifesp, Pós em fisiologia do exercício e metabolismo pela USP de Ribeirão Preto, mestrando pela UFMT, médico do Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio e Paris, médico assistente do Comitê Paralímpico Brasileiro e diretor do Instituto Lombardi, em Cuiabá (MT).
-
OPINIÃO7 dias ago
Dia Nacional dos Animais: um compromisso com a vida e o bem-estar/por Max Russi
-
POLÍCIA7 dias ago
MT: PF deflagra operação contra garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé
-
POLÍCIA7 dias ago
Alta Floresta: homem é detido após ser flagrado se masturbando em via pública
-
ESPORTES6 dias ago
Mixto chega invicto na semifinal do mato-grossense e decide vaga na final neste sábado
-
POLÍCIA6 dias ago
Força Tática prende três faccionados com drogas e arma de fogo em Matupá
-
MATO GROSSO7 dias ago
O impacto da Reforma Tributária na economia de Mato Grosso
-
AGRICULTURA6 dias ago
Qual o seu candidato favorito ao Prêmio Personagem Soja Brasil?
-
SAÚDE7 dias ago
Chá de canela: do emagrecimento à imunidade, veja benefícios da bebida