SAÚDE
Lentilha: veja vantagens de incluir alimento rico em proteína na dieta

Ao ser comparada com outros alimentos da mesma categoria, a lentilha sai na frente: tem mais proteína e fibras que o feijão, e mais ácido fólico do que qualquer outra leguminosa.
Com isso, a inclusão do alimento na dieta oferece diversos benefícios à saúde, como prevenção de anemia, controle de peso e proteção cardiovascular.
Benefícios da lentilha
Um dos principais benefícios da leguminosa é o seu alto teor de ferro. A cada 100 gramas de lentilha, há aproximadamente 3,3 gramas de ferro (o dobro da ervilha, mas menos que o feijão), o que ajuda a prevenir a anemia e a garantir uma produção eficiente de hemoglobina.
Um artigo publicado pela Harvard Health Publishing indica que as lentilhas são particularmente ricas em polifenóis. “Acredita-se que os micronutrientes de origem vegetal ajudem a proteger contra doenças cardiovasculares”, afirma o texto. A Universidade de Harvard recomenda a ingestão de uma xícara do alimento cozido de três a quatro dias por semana.
“O consumo frequente de lentilha melhora a digestão, auxilia no controle do colesterol, regula os níveis de açúcar no sangue, fortalece o sistema imunológico, previne a anemia, ajuda na saúde do coração e contribui para a ”, completa o nutricionista Guilherme Lopes, de Brasília.
Lentilha como fonte de proteínas
A lentilha contém um teor de proteína superior ao do feijão. Enquanto 100 gramas de feijão cozido possuem cerca de 6 gramas de proteína, a outra leguminosa cozida oferece aproximadamente 9 gramas do nutriente, o que a torna uma excelente alternativa para quem busca fontes vegetais de proteína.
“Uma das principais vantagens das lentilhas é que você não precisa deixá-las de molho com antecedência, como é necessário com a maioria das leguminosas. E elas cozinham rapidamente, geralmente em cerca de 20 minutos ou menos”, explica a nutricionista Raquel Carneiro, de São Paulo.
Fibras, ácido fólico e controle do peso
Além de ser rica em ferro, a lentilha contém amido resistente, um tipo de carboidrato que retarda a absorção de açúcares e melhora o controle glicêmico. Ela também é uma boa fonte de proteínas, vitaminas e minerais. “Esses nutrientes são essenciais para a saúde da pele, dos cabelos e dos ossos, além de colaborarem com o fortalecimento da imunidade”, afirma Raquel.
As fibras presentes na lentilha também desempenham um papel importante no controle do peso. Elas têm impacto direto na saúde intestinal, ajudando a melhorar o funcionamento do sistema digestivo e promovendo a sensação de saciedade, facilitando o controle da fome e auxiliando na perda de peso.
Para as gestantes, a lentilha se mostra um alimento indispensável. Seu alto conteúdo de ácido fólico (vitamina B9) auxilia na prevenção de deformidades na medula espinhal do feto, sendo, portanto, uma excelente escolha durante a gestação.
Contraindicações
Apesar de todos os benefícios, a lentilha deve ser consumida com cautela por algumas pessoas. Pessoas com problemas digestivos, como a síndrome do intestino irritável, podem sentir desconforto devido à grande quantidade de fibras presentes no alimento.
Além disso, quem tem tendência à formação de cálculos renais deve moderar o consumo, pois a leguminosa contém oxalatos, substâncias que podem contribuir para a formação dos cristais.
Siga a editoria de e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
-
POLÍCIA6 dias ago
MT: PF deflagra operação contra garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé
-
AGRICULTURA7 dias ago
Presidente comenta sobre o potencial da soja no estado de RR
-
POLÍCIA6 dias ago
Alta Floresta: homem é detido após ser flagrado se masturbando em via pública
-
OPINIÃO6 dias ago
Dia Nacional dos Animais: um compromisso com a vida e o bem-estar/por Max Russi
-
POLÍCIA6 dias ago
Força Tática prende três faccionados com drogas e arma de fogo em Matupá
-
JUDICIARIO7 dias ago
Plenário do TCE-MT destaca impacto do Encontro Mato-grossense de Municípios
-
ESPORTES6 dias ago
Mixto chega invicto na semifinal do mato-grossense e decide vaga na final neste sábado
-
JUDICIARIO7 dias ago
Regras de conduta e ética são temas do Ouvidoria Day que TCE-MT realizará