MATO GROSSO
Projeto prevê “Maio Vermelho” para prevenir doenças cardiovasculares em Mato Grosso


Mato Grosso registrou mais de 1,5 mil casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) somente em 2024, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Em 2023, o número chegou a 2,3 mil, sendo a maioria das vítimas são homens.
Diante desses dados alarmantes, o deputado estadual Paulo Araújo (Progressistas) apresentou, no último dia (18), durante sessão planária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o Projeto de Lei nº 206/2025, que institui o mês “Maio Vermelho” de conscientização e prevenção das doenças cardiovasculares no Estado.
“Esses dados são alarmantes e reforçam a necessidade de políticas de conscientização e prevenção. Com informação e acesso a exames, podemos evitar muitas dessas ocorrências”, defendeu o deputado.
A proposta tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC), e prevê ações educativas ao longo do mês de maio, como palestras, campanhas informativas, distribuição de materiais educativos e iluminação de prédios públicos na cor vermelha. Além disso, instituições de saúde serão incentivadas a oferecer exames preventivos e consultas gratuitas à população.
“As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte em Mato Grosso, e o número de casos só aumenta. Com esse projeto, queremos reforçar a importância da prevenção, incentivando hábitos saudáveis e garantindo que mais pessoas tenham acesso a informações e exames preventivos”, destacou Paulo Araújo.
Tramitação – A matéria segue agora para análise das comissões temáticas da Assembleia Legislativa antes de ser votada em plenário.
-
MATO GROSSO6 dias ago
Força Tática apreende 303 tabletes de maconha e prende homem por tráfico em Cuiabá
-
JUDICIARIO4 dias ago
PF: lobista transferiu R$ 4 mi a empresa ligada a assessor do STJ
-
CIDADES5 dias ago
elas também são a cara da Câmara de Cuiabá
-
AGRICULTURA3 dias ago
Quebra de soja no RS pode chegar a 30%
-
POLÍTICA5 dias ago
ALMT discute medidas para desembargos ambientais a assentamentos agrários de Mato Grosso
-
POLÍTICA4 dias ago
ALMT e Procon comemoram Dia do Consumidor com mutirão no Pedra 90
-
CIDADES5 dias ago
Paula Calil propõe indicações e bairros da capital recebem melhorias estruturais
-
CIDADES6 dias ago
Prefeitura de Cuiabá anuncia medidas para reordenar e valorizar o Shopping Orla