MATO GROSSO
ALMT derruba veto e projeto que garante acesso a resultados de exames de sangue vai à sanção

Por 16 votos a 3, os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso derrubaram, durante sessão plenária desta quarta-feira (2), o veto ao Projeto de Lei nº 1547/2024, de autoria do deputado Juca do Guaraná (MDB), que dispõe sobre o fornecimento gratuito dos resultados de exames realizados no sangue dos doadores no estado de Mato Grosso. Com a derrubada, o projeto segue novamente para a sanção do Executivo.
“Estou extremamente feliz com a derrubada do veto deste importante projeto para a saúde pública de Mato Grosso. O fornecimento gratuito dos resultados de exames aos doadores de sangue é uma conquista que beneficia diretamente a nossa população. Reafirmo o meu compromisso com a melhoria da saúde em nosso estado. Agora, com a derrubada do veto, vamos seguir para a sanção do Executivo e garantir que essa medida entre em vigor o quanto antes, ajudando aqueles que tanto contribuem com a vida de outros”, disse Juca do Guaraná.
O projeto foi aprovado em segunda votação no dia 8 de janeiro e, no dia 10, do mesmo mês seguiu para o Executivo, para ser sancionado. O governador Mauro Mendes (União), no entanto, vetou a proposição. O veto foi derrubado na sessão de hoje.
O projeto prevê que os bancos de sangue dos hospitais de Mato Grosso e o Hemocentro forneçam, também por meio eletrônico, o resultado dos exames realizados durante a triagem dos doadores.
No processo de doação de sangue, o doador passa por uma série de exames para garantir que o sangue coletado seja seguro tanto para o doador quanto para o receptor. Entre os exames está um teste simples para verificar os níveis de hemoglobina no sangue do doador, importante para garantir que o doador não esteja anêmico.
Atualmente, os doadores precisam se deslocar até o ponto de doação para acessar o resultado dos exames, o que acaba desestimulando a população a realizar a doação.
“Muitos doadores de sangue não têm acesso aos resultados dos exames realizados no seu sangue doado, muitas vezes pelo fato de não poderem ir ao local retirar os exames. O projeto em questão visa justamente sanar essa dificuldade, dando oportunidade aos doadores de acessarem os resultados e cuidarem da sua saúde”, explicou Juca.
A iniciativa de Juca foi parabenizada pelos colegas Gilberto Cattani (PL) e Dilmar Dal Bosco (União), líder do governo, que liberou os deputados que compõem a base do governo para votar pela derrubada do veto.
-
AGRICULTURA6 dias ago
Preços da soja hoje: confira as cotações em Chicago e no Brasil
-
ESPORTES6 dias ago
“Morre César, o eterno Diabo Loiro do Operário: ídolo deixa legado inesquecível no futebol mato-grossense”
-
CIDADES6 dias ago
CIES e Anhanguera promovem simpósio sobre o tabagismo e outra…
-
ECONOMIA7 dias ago
Endividamento em Mato Grosso é maior que a média nacional; banco lidera
-
POLÍTICA7 dias ago
Secretário de Fazenda deixa o cargo em Várzea Grande e servidor do TCE assume
-
SAÚDE5 dias ago
Anvisa obriga retenção de receita para venda de canetas como Ozempic
-
ESPORTES5 dias ago
Guto elogia atuação do Cuiabá em vitória de virada sobre o Athletico-PR e diz que time está em adaptação
-
MATO GROSSO5 dias ago
Moretto e Secretaria de Estado de Agricultura entregam caminhonete para Mirassol D’Oeste