POLÍTICA
Deputada considera aprovação como um marco para soberania brasileira

A deputada federal Coronel Fernanda celebrou a aprovação da Lei da Reciprocidade, um marco histórico para a defesa dos interesses do Brasil no mercado internacional. Como coordenadora de Políticas de Abastecimento da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a parlamentar destacou que a nova legislação representa um avanço significativo na proteção do setor produtivo brasileiro.
A Lei da Reciprocidade visa combater barreiras comerciais impostas ao Brasil sob justificativas ambientais, sociais ou trabalhistas sem fundamentação técnica adequada. Com essa medida, o governo brasileiro passa a ter autonomia para adotar contramedidas proporcionais aos impactos causados por essas restrições, incluindo a suspensão de acordos, investimentos e concessões comerciais.
“Essa é uma vitória da nossa bancada, da FPA e do setor produtivo nacional. Agora, o Brasil pode reagir de forma justa e soberana a medidas abusivas que prejudicam nossa economia e nossa competitividade global”, afirmou a deputada Coronel Fernanda.
A parlamentar também agradeceu o empenho dos colegas no Congresso. “A aprovação da lei reforça o compromisso da FPA e do Congresso Nacional em garantir condições justas para os produtores brasileiros no mercado internacional”, pontuou.
A proposta surgiu da preocupação com as medidas ambientais propostas pela União Europeia e da necessidade de garantir condições equitativas para os produtos brasileiros no mercado internacional. Durante a elaboração da lei, no entanto, a senadora vice-presidente da FPA no Senado, Tereza Cristina (PP-MS), relatora do projeto no Senado Federal, entendeu que o escopo deveria ser mais amplo, para abranger, além da questão ambiental, aspectos sociais e trabalhistas.
Na terça-feira (1), o Senado Federal aprovou o relatório da senadora Tereza Cristina por 70 votos favoráveis e nenhum contrário. O autor do projeto é o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), integrante da diretoria da FPA.
Com essa nova legislação, o Brasil se fortalece como um importante ator no cenário global, garantindo maior segurança econômica para seus setores produtivos e ampliando sua capacidade de negociação em relação a barreiras comerciais unilaterais.
-
ESPORTES3 dias ago
“Morre César, o eterno Diabo Loiro do Operário: ídolo deixa legado inesquecível no futebol mato-grossense”
-
AGRICULTURA3 dias ago
Preços da soja hoje: confira as cotações em Chicago e no Brasil
-
POLÍCIA5 dias ago
GCCO mira grupo que planejou e executou fuga de penitenciária; ex-diretor e policiais penais são alvos
-
SAÚDE4 dias ago
Anvisa aprova vacina contra chikungunya do Butantan e Valneva
-
ECONOMIA4 dias ago
Endividamento em Mato Grosso é maior que a média nacional; banco lidera
-
POLÍTICA2 dias ago
Prefeitura anuncia emenda parlamentar de Max Russi destinada à causa animal, 150 mil
-
CIDADES7 dias ago
Bloqueio na Avenida do CPA começa neste sábado com previsão de 20 dias
-
CIDADES3 dias ago
CIES e Anhanguera promovem simpósio sobre o tabagismo e outra…