POLÍTICA
Mauro nega ter sido convidado e não participará de visita de Lula no Xingu: “não sou enxerido”

Conteúdo/ODOC – O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), afirmou nesta quinta-feira (3) que ficou de fora da agenda oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estará no estado nesta sexta-feira (4). Segundo Mendes, é a primeira vez que não é chamado para um compromisso presidencial em território mato-grossense.
“Todas as vezes que o presidente veio ao estado, eu fui convidado. Desta vez, não houve convite. E olha, se você não é chamado para um evento, não vai aparecer por conta própria. Não sou enxerido”, comentou o governador em entrevista à imprensa.
A agenda do presidente Lula inclui compromissos em três municípios: visita ao cacique Raoni, na aldeia Piaraçu, em São José do Xingu, no extremo norte do estado; passagem por um assentamento em Campo Verde; e o lançamento de um novo campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Lucas do Rio Verde.
Nos bastidores, a ausência de Mendes na programação federal é interpretada como reflexo das tensões políticas recentes. O governador tem se aproximado do ex-presidente Jair Bolsonaro e chegou a discursar em um ato na Avenida Atlântica, no Rio de Janeiro, no mês passado, em defesa da anistia aos envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.
Além disso, a presença do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), na comitiva presidencial pode ter influenciado na exclusão. Mendes e Fávaro romperam politicamente nos últimos anos e não escondem as divergências públicas.
Apesar do afastamento político, Mauro Mendes reforçou que respeita a agenda do presidente, mas disse que não compareceria a um evento ao qual não foi oficialmente convidado. Até o momento, o Palácio do Planalto não comentou sobre os critérios para a formação da comitiva.
-
AGRICULTURA5 dias ago
Guerra comercial favorece venda antecipada de 3 commodities, diz Cogo
-
MATO GROSSO7 dias ago
Lúdio inclui quatro emendas em PLC e cobra convocação de servidores para Hospital Central
-
POLÍCIA6 dias ago
GAECO mira facção que tentou tomar terreno perto da AMBEV e haras de luxo em Cuiabá
-
POLÍTICA5 dias ago
Abilio diz que fim do Peixe Santo é culpa de Emanuel Pinheiro: “não foi eu que acabei”
-
SAÚDE5 dias ago
Pesquisa mostra influência de eventos climáticos em surto de oropouche
-
OPINIÃO4 dias ago
Tão rápido
-
JUDICIARIO5 dias ago
Juiz vê “ingerência não justificada” e mantém gestão com a Sema
-
POLÍCIA5 dias ago
Polícia Civil prende segundo suspeito de envolvimento na morte de candidato a vereador