CIDADES
Palestra aborda os cuidados e a prevenção do Câncer de Esôfag…

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Comissão de Integração de Ensino e Serviços (CIES), Ambulatório Médico Especializado (AME), e em parceria com a Câmara Municipal, realizaram na manhã desta sexta-feira (25), uma palestra sobre a Campanha Abril Azul Claro. Ministrada pelo oncologista Mário Bernardes, a ação destacou os fatores de risco, sintomas, diagnóstico precoce e formas de prevenção do Câncer de Esôfago, classificados como carcinoma epidermoide ou adenocarcinoma.
A campanha Abril Azul Claro faz parte de um conjunto de ações voltadas à prevenção de cânceres menos conhecidos, mas igualmente graves, buscando fortalecer a atenção primária por meio da educação em saúde. A iniciativa faz um alerta para o diagnóstico precoce, que pode ser feito por meio de endoscopia, biópsia e exames de imagem. O tratamento pode envolver cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou uma combinação dessas abordagens, dependendo do estágio da doença.
“Muitas pessoas não têm conhecimento sobre esse tipo de câncer, e a conscientização pode salvar vidas. O diagnóstico precoce realmente faz toda a diferença nas chances de sucesso do tratamento”, disse a coordenadora da CIES, Silvia Behring.
O vereador Brendo Braga, autor do projeto de lei Nº 3.648/2025, que busca implementar no calendário oficial, à campanha do Abril Azul Claro, ressaltou a importância do trabalho de conscientização e prevenção realizada entre o Executivo e o Legislativo. “O câncer de esôfago tem uma taxa de mortalidade muito alta e quando descobre muitas vezes já é tarde. E essa parceria com entidades e órgãos do Município no trabalho de prevenção é fundamental para incentivar consultas regulares e exames periódicos entre a população”, pontuou.
Estudos mostram que o câncer de esôfago é o sexto mais frequente entre os homens e o 15º entre as mulheres. Essa diferença pode estar relacionada a hábitos como o maior consumo de cigarro e bebidas alcoólicas entre os homens, além de fatores hormonais e genéticos, como destaca o Dr. Mário. “O câncer de esôfago é um dos tipos de tumores mais preocupantes. Nós estamos falando de mais de oito mil novos casos todos os anos dessa doença. É um tumor que afeta o tubo muscular responsável por levar alimentos da boca ao estômago, que diagnosticado precocemente, as chances de cura são muito maiores”
Dr Mário ressalta ainda que o câncer de esôfago está muito relacionado ao tabagismo, consumo excessivo de álcool, obesidade, refluxo gastroesofágico crônico.
“A prevenção inclui evitar qualquer forma de consumo de tabaco e de nicotina. Seja o cigarro, cigarro eletrônico, vape, pendrive, narguilé, entre outros que potencialize algum alarme, algum sintoma que salta aos olhos, como por exemplo a perda de peso. Chamou sua atenção, busque o médico o mais rápido possível para realizar os exames necessários”, finaliza.
-
POLÍCIA4 dias ago
Saiba quem são a médica e o empresário alvos de operação por assassinato em distribuidora
-
POLÍCIA4 dias ago
Vídeo mostra amante com médica e ‘joia’ para câmera dias antes de ser assassinado
-
JUDICIARIO4 dias ago
Justiça condena família de médica em Cuiabá a devolver R$ 257 mil por mais de 100 faltas
-
POLÍTICA4 dias ago
ALMT homenageia personalidades da cultura mato-grossense envolvidas em exposição em Brasília
-
POLÍCIA5 dias ago
PRF apreende 51 m³ de madeira ilegal que saiu de Sinop e tinha destino o estado de SP
-
JUDICIARIO5 dias ago
MPE cita caráter manipulador, mas TJ mantém inimputabilidade
-
POLÍCIA2 dias ago
‘Dama do crime’, empresária cita filho pequeno e lipo, e é solta após ser alvo de operação da PC de MT
-
JUDICIARIO4 dias ago
Oportunista é condenado e terá que devolver R$ 50 mil por PIX transferido por engano em MT