CIDADES
Samu participa de abordagem educativa relacionada a Campanha Maio Amarelo

Nada é mais importante do que salvar uma vida. A Secretaria de Saúde, por meio da equipe do Serviço de Atendimento Móvel (Samu), juntamente com a Guarda Municipal de Trânsito (GMT), realizou na manhã desta quinta-feira (15), uma abordagem educativa, em frente ao AME, voltada à conscientização para um trânsito mais seguro. O movimento, em alusão ao Maio Amarelo, traz a reflexão: desacelere, o seu bem mais precioso é a vida, slogan utilizado na campanha nacional de segurança no trânsito.
Além de alertar para a necessidade de adotar comportamentos responsáveis nas vias, o Samu destacou a importância da atuação de forma rápida e eficiente para salvar vidas. A chamada “hora de ouro, é essencial entre o acidente e o atendimento especializado ainda na cena do acidente, estabilizando os pacientes e evitando o agravamento de lesões. Isso inclui controle de hemorragias, imobilização de fraturas, suporte respiratório, avaliação neurológica e transporte adequado da vítima até a unidade de saúde.
O Dr. Israel Rivelino, plantonista do Samu, chama a atenção para atitudes simples, mas eficazes, como diminuir a velocidade e redobrar a atenção ao dirigir. “Queremos reduzir os acidentes de trânsito e os traumas associados a eles. A prevenção é sempre mais eficaz do que a intervenção após o trauma. Os gráficos e estatísticas mostram que investir em educação no trânsito é salvar vidas de forma antecipada.”
A Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil divulgou nesta semana um relatório que aponta a diminuição de 29% nos acidentes registrados no Município. O Guarda Municipal Salles ressalta que, com o crescimento urbano e o aumento do tráfego, a prática da direção defensiva é essencial.
“Precisamos estar atentos a comportamentos imprudentes ao volante. Entre os principais fatores de acidentes estão a falta de atenção e o uso do celular durante a condução. embora comuns, representam sérios riscos e têm sido responsáveis por grande parte das ocorrências”, reforça.
Durante as abordagens, os profissionais distribuíram panfletos sobre a campanha Maio Amarelo.
A coordenadora da Base Descentralizada do SAMU de Sorriso, enf.ª Marisa Antunes Lauermann, salienta que embora sua principal função seja a emergência, o SAMU também atua em ações educativas e campanhas de prevenção, como o Maio Amarelo.
“As ações educativas se tornam cada vez mais essenciais e os nossos profissionais têm experiência prática que contribui para conscientizar a população sobre os riscos e a importância da direção”.
A atividade, contou também com a Comissão de Integração de Ensino e Serviço, estudantes do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera e agentes da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil.
-
POLÍCIA5 dias ago
Polícia Civil cumpre 21 prisões de faccionados que atuavam na expansão da organização criminosa no norte de MT
-
POLÍCIA7 dias ago
Valentão que agrediu e ameaçou companheira com faca é preso em Várzea Grande
-
ENTRETENIMENTO4 dias ago
Em ensaio de família, Vicky, Filha Justus usa bolsa de R$ 14 mil: ‘My whole world’
-
POLÍCIA4 dias ago
Alta Floresta: homens que se passaram por delegados e procurador federal são autuados por falsificação do selo ou sinal público
-
POLÍCIA1 dia ago
Colíder: Jovem que estava desaparecido é encontrado morto; irmã não foi encontrada
-
MATO GROSSO6 dias ago
Professora Graciele propõe PL que protege direito ao afastamento funcional para servidoras vítimas de violência em MT
-
POLÍCIA5 dias ago
Policial civil é condenado a 15 anos de prisão por agredir e ameaçar ex-esposa em Cuiabá
-
MATO GROSSO5 dias ago
Os 190 anos da ALMT e o compromisso com o futuro!