CIDADES
Profissionais da Saúde participam do 1º Simpósio Mato-Grossen…

Profissionais da Saúde representam Sorriso no 1º Simpósio Mato-Grossense de Enfrentamento da Morte Materna, realizado nesta quarta e quinta-feira (28 e 29), na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. O evento, alusivo ao Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, 28 de maio, promove o compartilhamento de ideias e fortalece as ações de vigilância, atenção e cuidado com as gestantes e puérperas.
Buscando minimizar uma das grandes preocupações da saúde pública, especialmente em Mato Grosso, pesquisadores docentes e discentes da UFMT, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e secretarias municipais e representantes da sociedade civil se uniram para estabelecer redes de apoio, promover políticas públicas e desenvolver estratégias de prevenção à mortalidade materna e de mulheres em idade fértil.
Entre palestras, rodas de conversa e cursos foram abordados A realidade da mortalidade materna no Brasil; Vigilância do óbito materno e atuação dos comitês de mortalidade; pré-natal, parto e pós-parto: a importância da assistência e boas práticas para redução da mortalidade materna; Articulação da Rede Assistencial, Política e gestão para enfrentamento do óbito materno; Rede de atenção à gestante: cuidado do pré-natal ao pós-parto e urgência e emergências maternas.
Além da qualificação, a comitiva de Sorriso teve a oportunidade de alinhar conhecimentos e consolidar diretrizes voltadas à implantação da Maternidade Municipal de Sorriso — um projeto prioritário da gestão do prefeito Alei Fernandes e do vice-prefeito Acácio Ambrosini.
O secretário de Saúde, Vanio Jordani, salienta que as capacitações são fundamentais para o alinhamento de protocolos atualizados. “Precisamos garantir que o nosso Município ofereça não apenas estrutura física, mas um atendimento de qualidade, excelência e respeito à saúde da mulher”, reforçou.
Além de permitir visualizar de forma mais crítica as causas da mortalidade materna, a coordenadora da Atenção Primária, Cátia Luciano, pontua que, a construção de políticas públicas bem estruturadas pode fazer a diferença na implantação da maternidade do Município. “Ouvir experiências e entender os principais desafios, ajuda a projetar soluções que serão importantes para garantir uma maternidade segura, acolhedora e de referência para o Estado”, destacou.
O evento contou também com especialistas de diversas áreas da saúde pública, obstetrícia e políticas sociais.
“Levo daqui conhecimentos valiosos que, com certeza, fortalecerão nossas ações em Sorriso, bem como vai ampliar o nosso conhecimento em práticas que podem salvar vidas”, enfatizou a coordenadora Bruna Gonçalves, coordenadora da Atenção Especializada.
-
CIDADES3 dias ago
Programa da Unimed Cuiabá para pacientes com dores crônicas está com inscrições abertas
-
VÁRZEA GRANDE4 dias ago
Traficante foragido da Justiça é preso em Várzea Grande
-
POLÍTICA5 dias ago
Vereador preso por abuso sexual de menores tem mandato cassado e Câmara convoca suplente
-
JUDICIARIO5 dias ago
Ex-policial, assessor de deputado irá a júri por morte de músico em clínica de reabilitação em Cuiabá
-
POLÍTICA3 dias ago
Senadora Margareth Buzetti protocola projeto que endurece combate à pedofilia
-
VÁRZEA GRANDE5 dias ago
Várzea Grande realiza mais uma cirurgia inédita: a de coluna
-
POLÍCIA3 dias ago
Polícia prende padrasto por abusar de enteada por quatro anos seguidos em MT
-
ENTRETENIMENTO3 dias ago
Deborah Secco exibe shape trincado em vídeo no espelho e brinca: ‘Acabada’