JUDICIARIO
CNJ fará “pente-fino” no Tribunal de Justiça e cartórios extrajudiciais de Mato Grosso

Conteúdo/ODOC – O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizará, entre os dias 24 e 27 de junho, uma inspeção nos setores administrativos e judiciais do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), abrangendo o primeiro e o segundo graus de jurisdição, além de serventias extrajudiciais (cartórios) do Estado.
A medida foi determinada pela Portaria nº 28/2025, assinada pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques.
Segundo o CNJ, o objetivo é verificar o funcionamento dos serviços prestados pelo Judiciário mato-grossense, mesmo sem a existência de indícios prévios de irregularidades.
Durante o período da inspeção, os prazos processuais e os atendimentos forenses não serão suspensos.
As atividades ocorrerão das 9h às 18h, e cada setor deverá manter, no mínimo, um juiz e um servidor à disposição para prestar informações à equipe da Corregedoria Nacional de Justiça.
A portaria assegura à equipe do CNJ acesso irrestrito aos sistemas judiciais e administrativos do Tribunal desde a publicação do ato até o julgamento final do relatório de inspeção. Além disso, o TJMT deverá manter atualizados os dados na Base Nacional do Poder Judiciário (Datajud).
O CNJ também solicitou à Presidência do Tribunal a disponibilização de uma sala com estrutura mínima para nove pessoas e um espaço adicional para atendimento ao público. Órgãos como o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Procuradoria-Geral do Estado e a OAB-MT foram convidados a acompanhar os trabalhos.
A inspeção será conduzida inicialmente pelo desembargador Arnoldo Camanho de Assis e pelo juiz Lizandro Garcia Gomes Filho, ambos do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Os demais membros da equipe serão designados por ofício próximo ao início da vistoria. O procedimento tramitará sob segredo de Justiça.
-
POLÍCIA6 dias ago
Polícia Civil cumpre 21 prisões de faccionados que atuavam na expansão da organização criminosa no norte de MT
-
ENTRETENIMENTO5 dias ago
Em ensaio de família, Vicky, Filha Justus usa bolsa de R$ 14 mil: ‘My whole world’
-
POLÍCIA5 dias ago
Alta Floresta: homens que se passaram por delegados e procurador federal são autuados por falsificação do selo ou sinal público
-
POLÍCIA2 dias ago
Colíder: Jovem que estava desaparecido é encontrado morto; irmã não foi encontrada
-
MATO GROSSO7 dias ago
Moretto defende estadualização da estrada que liga hidrovia na região de Cáceres
-
POLÍCIA6 dias ago
Apiacás: motorista é “fechado” no trânsito e acaba ferido com golpes de faca após discussão; suspeitos ameaçaram mata-lo
-
MATO GROSSO7 dias ago
Deputados aprovam requerimento de dispensa de pauta para projeto que altera Lei do Fethab
-
JUDICIARIO7 dias ago
Maluf diz que notificará municípios que estão fora do programa de Saúde Digital