POLÍTICA
No Dia do Orgulho Autista, Fabinho destaca conquistas em prol da inclusão e acessibilidade

No Dia do Orgulho Autista, celebrado nesta quarta-feira, 18, o deputado estadual Fábio Tardin relembrou leis, projetos e diversas ações que vêm sendo desenvolvidas ao longo de seu mandato na Assembleia Legislativa de Mato Grosso em defesa das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.
Entre as principais conquistas está a Lei nº 12.855/2025, que assegura a continuidade das sessões de equoterapia durante todo o ano, independentemente do calendário escolar, com interrupção apenas no recesso de fim de ano.
“A equoterapia é uma das principais bandeiras do meu mandato. Conheço de perto o sofrimento das famílias quando as sessões são suspensas. Por isso, é uma enorme alegria ver essa conquista se tornar lei. Os pacientes não enfrentarão mais retrocessos devido às paralisações”, destacou o parlamentar.
Durante a data, o deputado também se emocionou ao relembrar a história de David Luiz, autista com nível de suporte dois, que apresenta dificuldades para permanecer em locais com muitas pessoas e, graças a um atendimento prioritário, conseguiu emitir seu primeiro documento no evento +Saúde +Cidadania. A ação foi promovida por meio de uma parceria entre o gabinete do parlamentar e o Instituto Transformação.
“Fizemos questão de priorizar quem enfrenta dificuldades com aglomerações, como o David. A mãe dele, Késia, nos contou que ele mesmo assinou o próprio nome no documento. Todos ficaram muito comovidos. Respeito e inclusão precisam ser reais, não apenas parte do discurso”, declarou Fabinho.
Tardin também é autor de propostas como o Projeto de Lei nº 2026/2023, que estimula o turismo acessível para pessoas com autismo e seus familiares; e o PL nº 311/2024, que amplia o apoio às associações voltadas ao cuidado de pessoas com deficiência. Além disso, ele é responsável pela criação do Índice de Educação Inclusiva no Sistema de Ensino, instituído pela Lei nº 12.712/2024, que avaliará o nível de adaptação das unidades escolares para o atendimento adequado de estudantes com deficiência.
O deputado ainda é padrinho do Projeto TEAmo, que presta apoio a famílias atípicas por meio de rodas de conversa, esclarecimento de dúvidas e ações sociais voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade.
-
POLÍCIA6 dias ago
Polícia Civil cumpre 21 prisões de faccionados que atuavam na expansão da organização criminosa no norte de MT
-
ENTRETENIMENTO5 dias ago
Em ensaio de família, Vicky, Filha Justus usa bolsa de R$ 14 mil: ‘My whole world’
-
POLÍCIA5 dias ago
Alta Floresta: homens que se passaram por delegados e procurador federal são autuados por falsificação do selo ou sinal público
-
POLÍCIA2 dias ago
Colíder: Jovem que estava desaparecido é encontrado morto; irmã não foi encontrada
-
MATO GROSSO7 dias ago
Moretto defende estadualização da estrada que liga hidrovia na região de Cáceres
-
POLÍCIA6 dias ago
Apiacás: motorista é “fechado” no trânsito e acaba ferido com golpes de faca após discussão; suspeitos ameaçaram mata-lo
-
MATO GROSSO7 dias ago
Deputados aprovam requerimento de dispensa de pauta para projeto que altera Lei do Fethab
-
CIDADES6 dias ago
Vereador requer construção de muro em torno da Escola Municipal Leonel Brizola