POLÍTICA
Projeto de Chico Guarnieri em prol dos agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias é aprovado em 2ª votação

A criação de um núcleo técnico para auxiliar os municípios na regulamentação dos cargos de agente Comunitário de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE) está mais perto. O projeto de lei 33/2025, apresentado pelo deputado estadual Chico Guarnieri (PRD), foi aprovado em segunda votação, nesta quarta-feira (2), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e a regulamentação dessas funções ganha mais força.
Conforme a proposta, o Estado poderá criar um Núcleo Técnico, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT) e outras entidades que possam prestar auxílio técnico para que a regulamentação dos cargos de ACE e ACS seja realizada.
Chico Guarnieri lembrou que há uma decisão normativa do TCE-MT, de outubro de 2023, que prevê o processo regulamentador. Conforme estimativa do tribunal, à época, seriam beneficiados em torno de oito mil profissionais. Porém, muitos municípios, mesmo tanto tempo depois, ainda não executaram a norma e enfrentam dificuldades nesse processo.
“A proposta busca trazer segurança jurídica para esses profissionais que atuam há décadas em nosso estado e realizam uma importante função no atendimento e na prevenção de doenças em nossa sociedade, para que eles tenham garantias e estabilidade no exercício dessa nobre função”, disse o parlamentar.
O texto aprovado nessa quarta-feira segue para a sanção do governo do estado, em um prazo de até 15 dias úteis.
Fonte: ALMT – MT
-
POLÍCIA5 dias ago
Polícia Civil cumpre 21 prisões de faccionados que atuavam na expansão da organização criminosa no norte de MT
-
POLÍCIA7 dias ago
Valentão que agrediu e ameaçou companheira com faca é preso em Várzea Grande
-
ENTRETENIMENTO4 dias ago
Em ensaio de família, Vicky, Filha Justus usa bolsa de R$ 14 mil: ‘My whole world’
-
POLÍCIA4 dias ago
Alta Floresta: homens que se passaram por delegados e procurador federal são autuados por falsificação do selo ou sinal público
-
ECONOMIA6 dias ago
Polícia Federal investiga fraudes em empréstimos consignados de servidores em Mato Grosso
-
POLÍCIA1 dia ago
Colíder: Jovem que estava desaparecido é encontrado morto; irmã não foi encontrada
-
MATO GROSSO6 dias ago
Moretto defende estadualização da estrada que liga hidrovia na região de Cáceres
-
POLÍCIA5 dias ago
Apiacás: motorista é “fechado” no trânsito e acaba ferido com golpes de faca após discussão; suspeitos ameaçaram mata-lo